Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRF4 - aves silvestres apreendidas seguirão sob guarda do Ibama

    A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu, na última semana, manter sob guarda do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) 84 aves silvestres exóticas apreendidas em setembro de 2010, no município de Blumenau (SC), até que se julgue recurso ajuizado pelo instituto.

    O criador obteve sentença favorável em primeira instância, que anulou o auto de infração e a multa, e deferiu pedido de tutela antecipada para que as aves lhe fossem devolvidas. A Vara Federal de Blumenau entendeu que houve abuso do poder de polícia do órgão fiscalizador.

    O Ibama ajuizou recurso (medida cautelar) contra a decisão. Conforme o instituto, as aves tinham procedência ilegal e estavam em condições higiênico-sanitárias precárias no momento da apreensão. O órgão pediu a suspensão da ordem de devolução das aves até o julgamento de seu recurso.

    O relator do caso no tribunal, desembargador federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, se alinhou ao parecer do Ministério Público Federal ao considerar que os pássaros se encontram sob a guarda do Ibama desde 2010, aproximadamente dois anos, e que devem seguir sob a guarda da autarquia até o julgamento do recurso. “Nessa altura, a remoção parece bem mais danosa para as aves que já se encontram no mesmo local por longo período de tempo. Por uma questão de bom senso, parece ser prudente a manutenção dos animais no local onde se encontram até o julgamento do recurso”.

    CI 5007650-44.2012.404.0000/TRF

    Fonte: Imprensa/TRF4

    • Publicações1222
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trf4-aves-silvestres-apreendidas-seguirao-sob-guarda-do-ibama/3178954

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)