Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Florianópolis - município não pode liberar alvará no Santinho

    A Justiça Federal determinou ao Município de Florianópolis que deixe de conceder, ou suspenda a concessão, alvarás e licenças para construção na região da Praia do Santinho. A vedação compreende a área entre o início da rua Vereador Onildo Lemos até o último imóvel situado na base do Morro das Aranhas, conforme especificação constante da ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF). Obras públicas e reformas de residências já existentes não são atingidas pela determinação.

    A decisão é da juíza Marjôrie Cristina Freiberger Ribeiro da Silva, da Vara Federal Ambiental da Capital, e foi proferida hoje (quarta-feira, 19/12/2012). Segundo a juíza, os documentos constantes do processo demonstram que as áreas atingidas são de preservação permanente. Marjôrie observou, ainda, “evidente discordância entre o Plano Diretor e a lei federal, o que justifica a tomada de medidas urgentes para coibir novas ocupações (...) e para que se evite sua descaracterização, com a destruição da vegetação de restinga e dunas”.

    De acordo com a juíza, é obrigação do município cumprir as normas de proteção ambiental e estabelecer o zoneamento municipal segundo a natureza de cada área. “O município pode elaborar normas de planejamento por meio do Plano Diretor, mas nunca desrespeitar os princípios e limites fixados no Código Florestal”, afirmou. “Significa dizer que o Plano Diretor não pode transformar áreas de dunas e restingas em turísticas residenciais”, concluiu Marjôrie. Cabe recurso.

    • Publicações1222
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações86
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/florianopolis-municipio-nao-pode-liberar-alvara-no-santinho/100256128

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)