Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Chapecó - Foz do Chapecó deve pagar R$ 26 mi de compensação

    A Justiça Federal condenou o Consórcio Energético Foz do Chapecó a pagar R$ 26.600.521,20 a título de compensação ambiental em função da construção da Usina Hidrelétrica (UHE) de mesmo nome, situada no Rio Uruguai, entre os municípios de Águas de Chapecó (SC) e Alpestre (RS). A importância é resultado da diferença entre o valor que o Judiciário considerou como devido e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). A sentença é do juiz Guilherme Gehlen Walcher, da 1ª Vara Federal de Chapecó, e atendeu a pedido do Ministério Público Federal (MPF) em uma ação civil pública.

    Segundo o juiz, a legislação prevê que o valor da compensação tem como base de cálculo o custo total do empreendimento. De acordo com o processo, o fato de a estimativa de custos ter sido feita sete anos antes da assinatura do termo de compromisso, sem que houvesse aplicação da correção monetária, reduziu substancialmente o valor devido. Perícia contábil realizada em juízo demonstra que os custos do empreendimento superaram em mais de 200% o valor inicialmente previsto. As verbas da compensação são destinadas à criação e à administração de unidades de proteção ambiental.

    Ainda de acordo com a decisão, a destinação final dos valores não será definida no âmbito do processo judicial. Os municípios, unidades e entidades interessadas em receber os valores devem dirigir seus requerimentos diretamente à Câmara de Compensação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente. A sentença foi proferida dia 7 e cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre.

    • Publicações1222
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações66
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/chapeco-foz-do-chapeco-deve-pagar-r-26-mi-de-compensacao/100318788

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)